Importância da Amazônia

A Amazônia é um ecossistema importantíssimo e que precisa ser preservado, assim como vários outros ecossistemas do planeta. A Amazônia Internacional compreende alguns países da América do Sul, são eles Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Brasil, já a Amazônia Legal refere-se a região presente no território brasileiro, compreende o Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Estima-se que há entre 70 a 130 bilhões de toneladas de carbono na Amazônia, sendo assim é importante preservar a floresta em pé, isto é, não desmatar ou queimar, já que estes dois processos podem colaborar com o aquecimento global e com o efeito estufa.

A biodiversidade que existe na Amazônia é muito grande, este é um ecossistema riquíssimo em número de espécies, há uma variabilidade genética muito grande, e ainda o fato de que muitas espécies só ocorrem neste lugar, as espécies endêmicas, sendo assim, a perda deste ecossistema pode ocasionar ocasionar uma extinção em massa, várias espécies podem deixar de existir.

O regime de chuvas do país e de países vizinhos é influenciado diretamente pela Amazônia, a quantidade de água presente neste ecossistema é muito grande. A transpiração e evaporação de água das árvores é um fator a se considerar, estima-se que uma árvore de grande porte pode evapotranspirar cerca de 1000 litros de água em um dia, a região amazônica como um todo é responsável pela evapotranspiração de cerca de 20 bilhões de toneladas de água. 

A Floresta Amazônica tem várias funcionalidades, a floresta dispõe de muitos recursos naturais essenciais, o uso racional destes recursos, também é uma forma de preservar o ecossistema, a floresta contribui ainda para a regulação do clima.

Para que possamos manter então todas estas funcionalidades da Amazônia é preciso que tomemos algumas atitudes. Ouvimos falar de muitos termos como desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, manejo florestal, manejo do pescado, todas estes podem contribuir para a preservação e conservação da Amazônia, mas para que tenhamos êxito precisamos realmente entender estes conceitos e aplicá-los, precisamos ter atitudes sustentáveis.

O conhecimento científico alinhado com o conhecimento tradicional pode ser uma saída para que possamos continuar a se desenvolver sem danificar a Amazônia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A reforma mais urgente e necessária para o país

Vandalismo, ação e reação

Darwinismo e neodarwinismo