A descoberta da célula e os dois tipos fundamentais de célula

A invenção do microscópio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos, possibilitou a descoberta das células, as unidades microscópicas que constituem a absoluta maioria dos seres vivos.

Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1591 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas sistemáticas de materiais biológicos foi o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723). Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica.

Influenciado pelas descobertas de Leeuwenhoek, o inglês Robert Hooke (1635-1703) construiu um microscópio dotado de duas lentes nas extremidades de um tubo de metal, a ocular e a objetiva. A partir daí Hooke descobriu a célula, que é a unidade que constitui os seres vivos.

Quanto aos dois tipos fundamentais de célula, temos as células procarióticas, presentes em bactérias e cianobactérias, e as células eucarióticas, presentes em todos os outros seres vivos, incluindo animais, plantas, fungos, algas e protozoários.

A principal característica da célula eucariótica é ter seu espaço interno dividido em inúmeros compartimentos membranosos, sendo o núcleo geralmente o maior deles. O termo "eucariótico" (do grego eu, verdadeiro, e karyon, núcleo) indica justamente a existência de um núcleo verdadeiro, perfeitamente delimitado pela membrana nuclear.

As células procarióticas têm uma organização bem mais simples, possuindo um único compartimento interno, delimitado pela membrana celular. Apesar de haver nessas células uma região correspondente ao núcleo, o nucleóide, não existe uma membrana que separe esse local do líquido citoplasmático. A denominação "procariótico" (do grego protos, primitivo, e karyon, núcleo) indica que essas células apresentam uma organização mais simples que as eucarióticas.

http://www.icarito.cl/herramientas/despliegue/laminas/2009/12/376-612739-3-estructura-de-la-celula-procariota-y-eucariota-animal.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A reforma mais urgente e necessária para o país

Vandalismo, ação e reação

Estrutura do IBAMA